Glossário

A

Assembleia Geral: Assembleia Geral dos nossos Acionistas.

B

B3: Brasil Bolsa Balcão – bolsa de valores oficial do Brasil, sediada na cidade de São Paulo

C

Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Centro Universitário: Os Centros Universitários têm certa autonomia com relação ao MEC na condução de suas atividades. 70% de seus professores devem ser titulados, porém, não são obrigados a fazer pesquisa e não é obrigatório o oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu.

CI: Conceito Institucional

Ciências Biológicas: Campo da ciência que estuda os seres vivos na sua diversidade e interação com o meio ambiente; teorias relativas à Biologia e ao respectivo processo de ensino aprendizagem.

Ciências Exatas: Campo da ciência que estuda as expressões quantitativas, predições precisas, os métodos e hipóteses, os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis.

Ciências Humanas: Campo da ciência que estuda os aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social.

CAGR: Compounded annual growth rate ou taxa de crescimento anual composta.

CNPJ: Número atribuído aos contribuintes pessoas jurídicas no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, que os identifica perante a Receita Federal.

Companhia: Cruzeiro do Sul Educacional ou Cruzeiro do Sul Educacional S.A.

CPC: É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

CVM: Comissão de Valores Mobiliários.

E

EAD: Educação a Distância.

EBITDA ou LAJIDA: De acordo com a Instrução CVM 527, a definição de EBITDA (LAJIDA) é Lucro Antes do Resultado Financeiro Líquido, Imposto de Renda incluindo Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Depreciação e Amortização.

EBITDA Ajustado: O EBITDA Ajustado corresponde à soma do EBITDA com o resultado financeiro de receitas com multas e juros sobre mensalidades, custos e despesas não recorrentes e os aluguéis totais pagos. De acordo com a Instrução CVM 527, a companhia pode optar por divulgar os valores do LAJIDA excluindo os resultados líquidos vinculados às operações descontinuadas, como especificado no Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, e ajustado por outros itens que contribuam para a informação sobre o potencial de geração bruta de caixa.

ENADE: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio.

Ensino Superior: Educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores outras instituições que conferem graus acadêmicos ou profissionais.

Ensino Técnico: Nível intermediário entre o Ensino Básico e o Ensino Superior, ou um substituto para o Ensino Superior. Seu objetivo é capacitar alunos que concluem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio para o mercado de trabalho.

F

Formulário de Referência: Formulário de Referência da Companhia na data deste Prospecto e anexo a ele, elaborado nos termos da Instrução CVM 480.

I

IES: Instituição de Ensino Superior.

IBGC: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

IFRS: International Financial Reporting Standards. (Normas Internacionais de Relatório Financeiro). Conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB – International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade).

IGC: Índice Geral de Cursos, é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior, seu cálculo é realizado anualmente.

INCC: Índice Nacional de Custo da Construção elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

INEP: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

ITR: Formulário de Informações Trimestrais, nos termos da Instrução CVM 480.

M

MEC: Ministério da Educação e Cultura.

P

PIB: Produto Interno Bruto.

Polos EAD: Locais operados pela Companhia, credenciados pelo MEC, para suporte ao oferecimento de cursos por meio do EAD.

Preliminary Offering Memorandum: Documento preliminar de divulgação da Oferta a ser utilizado no âmbito dos esforços de colocação de Ações junto a Investidores Estrangeiros.

Prospecto Definitivo: O Prospecto Definitivo da Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de emissão da Cruzeiro do Sul Educacional, incluindo seus anexos.

Prospecto Preliminar ou Prospecto: Este Prospecto Preliminar da Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de emissão da Cruzeiro do Sul Educacional, incluindo seus anexos.

Prospectos: Este Prospecto Preliminar e o Prospecto Definitivo, em conjunto.

S

SERES/MEC: A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) é a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de IES, públicas e privadas, e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância. A SERES também é responsável pela CEBAS.

Sistema de Ensino: Conjunto de produtos e serviços por meio do qual é oferecida uma solução educacional completa às escolas que o adotam.

T

Ticket Médio de Graduação: Receita bruta do período dividido pela média de alunos do período.

U

Universidade: Instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica. As universidades oferecem atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas diversas áreas do saber.