Histórico

  • 1965

    Fundação do Colégio Cruzeiro do Sul pelos professores Gilberto Padovese (*1937 + 2011) e Hermes Ferreira Figueiredo  (*1938 +2021), cujas famílias integram o bloco de controle e permanecem no Conselho de Administração da companhia, e por mais cinco professores que se retiraram da sociedade ao longo do tempo. Tinha como objetivo a oferta de curso preparatório, importante para conseguir ingressar no nível Ginasial da escola pública.

  • Déc. 70 e 80

    Autorização da oferta dos primeiros cursos superiores: Contabilidade e Administração. Com a criação da Faculdade Cruzeiro do Sul, em 1972 iniciou a construção do primeiro prédio próprio.

  • Déc. 90

    Em 1993, a Cruzeiro do Sul conquistou o grau máximo entre as instituições de ensino superior: o título de Universidade. Essa década também marca a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e as primeiras pesquisas em Educação a Distância e a criação do Núcleo de Educação a Distância, a atual Cruzeiro do Sul Virtual.

  • 2000

    Em 2001, o campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul foi inaugurado em São Paulo e iniciou-se também a adoção de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação: o ambiente virtual de aprendizagem. Em 2004, começaram as atividades do campus Liberdade, na região central de São Paulo, e a aprovação dos dois primeiros mestrados da Universidade Cruzeiro do Sul: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

  • 2007

    O sonho de ser um grupo de instituições de ensino superior particular, que se balizasse pelos princípios e compromissos com a educação, começou a criar forma com a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do litoral norte paulista.

  • 2008

    Nesse ano, foi adquirido o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, primeira instituição de ensino superior de Brasília – fundada em 1967, e inaugurado mais um campus da Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, em Pinheiros (que em 2015 passou a ser o campus do curso de Medicina da UNICID).

  • 2012

    Nesse ano, três eventos importantes se concretizaram: aquisição da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, reconhecida por sua tradição na área da saúde, a ampliação da atuação da Cruzeiro do Sul Educacional no território nacional com o início da operação de Educação a Distância – EAD e o ingresso do Fundo de Investimentos Britânico Actis no quadro acionário.

  • 2013

    O crescimento continuou, dessa vez na cidade de Franca – SP, com a incorporação do Colégio Alto Padrão e da Universidade de Franca – UNIFRAN, que detém os melhores indicadores oficiais de qualidade dentre as universidades particulares brasileiras e é reconhecida pela forte atuação em pesquisa.

  • 2015

    Aquisição da Faculdade Caraguá – FAC, Faculdade São Sebastião – FASS e Colégio São Sebastião – Centro, ampliando a atuação do grupo no litoral norte paulista.

  • 2016

    Foi adquirido o Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio – CEUNSP, com unidades localizadas em Itu e Salto, interior do Estado de São Paulo, além de dois Colégios nas mesmas cidades.

  • 2017

    Saída da Actis e ingresso do Fundo Soberano de Cingapura (GIC) no quadro acionário da Cruzeiro do Sul Educacional.

  • 2018

    Consolidação da Cruzeiro do Sul Educacional como um dos maiores grupos educacionais do País com sua chegada ao Sul e ao Nordeste do Brasil, com a aquisição da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha (campi em Caxias do Sul e Bento Gonçalves/RS), da Cesuca – Faculdade Inedi, em Cachoeirinha/RS, e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Inauguração do campus Paulista da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

  • 2020

    A Cruzeiro do Sul Educacional continuou a sua estratégia de expansão com a aquisição do Centro Universitário Braz Cubas em Mogi das Cruzes (SP) e da Universidade Positivo em Curitiba e Londrina (PR). A Cruzeiro do Sul Virtual atingiu o marco de 1.000 Polos EAD, consolidando-se como um dos principais players do mercado. Inauguração do campus Santo Amaro (zona sul de São Paulo) da Universidade Cruzeiro do Sul. Cesuca tornou-se Centro Universitário, demonstrando a excelência do ensino oferecido, com conceito 5 (máximo) na avaliação in loco do MEC.

  • 2021

    Oferta pública inicial de ações da Cruzeiro do Sul Educacional, que passou a ter suas ações negociadas na B3 – bolsa de valores mobiliários brasileira, no segmento do Novo Mercado. Inauguração dos novos campi da Universidade Cruzeiro do Sul: Guarulhos (SP) e Villa-Lobos (zona oeste de São Paulo) totalizando sete campi da Universidade Cruzeiro do Sul na Grande SP.

    Chegada do novo Diretor Presidente Fabio Fossen, que assume o comando das operações com o desafio de ampliar as estratégias de crescimento da Companhia. Neste ano, também foi publicado o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade.

  • 2022

    A Cruzeiro do Sul Educacional anuncia duas novas Vice-Presidências (VP) e quatro novas Diretorias Executivas para impulsionar seus objetivos estratégicos e de governança: VP de Ensino Presencial e VP de Ensino Digital; Diretorias Jurídica e Compliance, de Marketing e Vendas, Financeira e ainda de Tecnologia.