Histórico

  • 1965

    Fundação do Colégio Cruzeiro do Sul, na cidade de São Paulo, por um grupo de jovens professores, para oferta de curso preparatório, importante para conseguir ingressar no nível Ginasial da escola pública.

  • Déc. 70 e 80

    Autorização da oferta dos primeiros cursos superiores: Contabilidade e Administração. Com a criação da Faculdade Cruzeiro do Sul, em 1972 deu início à construção do primeiro prédio próprio.

  • Déc. 90

    Em 1993, a Cruzeiro do Sul conquista o grau máximo entre as instituições de ensino superior: o título de Universidade. Essa década também marca a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e as primeiras pesquisas em Educação a Distância e a criação do Núcleo de Educação a Distância, a atual Cruzeiro do Sul Virtual.

  • 2000

    Em 2001, o campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul é inaugurado em São Paulo e inicia-se também a adoção de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação: o ambiente virtual de aprendizagem. Em 2004, começam as atividades do campus Liberdade, na região central de São Paulo, e a aprovação dos dois primeiros mestrados da Universidade Cruzeiro do Sul: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

  • 2007

    O sonho de ser um grupo de instituições de ensino superior particular, que se balizasse pelos princípios e compromissos com a educação, começa a criar forma com a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do litoral norte paulista.

  • 2008

    Nesse ano, é adquirido o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, primeira instituição de ensino superior de Brasília – fundada em 1967, e inaugurado mais um campus da Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, em Pinheiros (que em 2015 passará a ser o campus do curso de Medicina da UNICID).

  • 2012

    Nesse período, três eventos importantes se concretizam: aquisição da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, reconhecida por sua tradição na área da saúde, a ampliação da atuação da Cruzeiro do Sul Educacional no território nacional com o início da operação de Educação a Distância – EAD e o ingresso do Fundo de Investimentos Britânico Actis.

  • 2013

    O crescimento continua, dessa vez na cidade de Franca – SP, com a incorporação do Colégio Alto Padrão e da Universidade de Franca – UNIFRAN, que detém os melhores indicadores oficiais de qualidade dentre as universidades particulares brasileiras e é reconhecida pela forte atuação em pesquisa.

  • 2015

    Aquisição da Faculdade Caraguá – FAC, Faculdade São Sebastião – FASS e Colégio São Sebastião – Centro, ampliando a atuação do grupo no litoral norte paulista.

  • 2016

    Aquisição do Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio – CEUNSP, além dos Colégios Itu e Salto, instituições localizadas no interior do Estado de São Paulo.

  • 2017

    Saída da Actis e ingresso do Fundo Soberano de Cingapura (GIC) no quadro acionário da Cruzeiro do Sul Educacional.

  • 2018

    Consolidação da Cruzeiro do Sul Educacional como um dos maiores grupos educacionais do País com sua chegada ao Sul e ao Nordeste do Brasil, com a aquisição da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha (campi em Caxias do Sul e Bento Gonçalves/RS), da Cesuca – Faculdade Inedi, em Cachoeirinha/RS, e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Inauguração do campus Paulista da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

  • 2020

    A Cruzeiro do Sul Educacional continua a sua estratégia de expansão com a aquisição do Centro Universitário Braz Cubas em Mogi das Cruzes (SP) e da Universidade Positivo em Curitiba e Londrina (PR). A Cruzeiro do Sul Virtual atinge o marco de 1.000 Polos EAD, consolidando-se como um dos principais players do mercado. Inauguração do campus Santo Amaro (zona sul de São Paulo) da Universidade Cruzeiro do Sul. Cesuca torna-se Centro Universitário, demonstrando a excelência do ensino oferecido, com conceito 5 (máximo) na avaliação in loco do MEC.

  • 2021

    Oferta pública inicial de ações da Cruzeiro do Sul Educacional, que passa a ter suas ações negociadas na B3 – bolsa de valores mobiliários brasileira, no segmento do Novo Mercado. Inauguração dos novos campi da Universidade Cruzeiro do Sul: Guarulhos (SP) e Villa-Lobos (zona oeste de São Paulo) totalizando sete campi da Universidade Cruzeiro do Sul na Grande SP.