Diretoria, Conselhos e Comitês
Conselho Administrativo
O Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional é composto por nove membros efetivos, acionistas ou não, todos eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. No mínimo dois, ou 20% dos seus membros, o que for maior, deve ser composto por conselheiros independentes, os quais deverão ser caracterizados nos critérios e requisitos estabelecidos pelo Regulamento do Novo Mercado. O prazo do mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo permitida a reeleição.
Regimento Interno do Conselho de Administração
Nome | Cargo | Data da eleição | Mandato | |
---|---|---|---|---|
Wolfgang Stephan Schwerdtle | Presidente | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Diretor Geral do Escritório no Brasil do GIC Private Limited, onde iniciou sua trajetória em 2009. É conselheiro da Rede D’Or São Luiz SA e Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. Anteriormente foi conselheiro da SOMOS Educação S.A. e Netshoes S.A. Graduado e pós-graduado em Economia pela University of Oxford, com MBA da University of Chicago e doutor em finanças pela European Business School. Wolfgang” trabalhou na MidOcean Partners, na Madison Dearborn and no Goldman Sachs. É Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020, tendo sido eleito pelo acionista Archy LLC, detido pelo GIC Private Limited. |
||||
Hermes Ferreira Figueiredo | Conselheiro | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul em 1965 e da Universidade Cruzeiro do Sul em 1970, sendo o primeiro Reitor da instituição de 1993 a 1997, também fundou a Associação Santos Dumont de Educação e Cultura. É membro do Conselho de Administração das Entidades Mantenedora de Ensino Superior – ABMES e desde 2004 exerce o cargo de Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo – SEMESP. É licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo – USP e exerce o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2011. |
||||
Fernando Padovese | Conselheiro | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Empresário do ramo do varejo desde 2001, foi auditor na PricewaterhouseCoopers Brasil (1990-1993), funcionário público no Banco do Brasil (1994-1995) e Gerente Administrativo da Companhia de 1996-2000. Formou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC e em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul, sendo pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade Trevisan. É membro do Conselho de Administração da Companhia, desde 30 de novembro de 2011. |
||||
Débora Ferreira Figueiredo | Conselheira | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Sócia fundadora da Folks Netnográfica, empresa criada em 2010 e pioneira no Brasil no uso de netnografia e big data digital aplicadas à pesquisa de mercado. Atuou em grandes empresas como Johnson & Johnson, Taiff e na agência Lew Lara TBWA. Como empreendedora, foi também co-fundadora da Cervejaria Baden. Débora é graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, pós-graduada em Marketing pela Harvard University, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia do Consumo pela PUC-SP e Kellogg School of Management. Também possui especialização em Digital Marketing Strategy pela Harvard University. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 01 de fevereiro de 2012. |
||||
Vitor da Silva Alves | Conselheiro | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Ingressou na GIC Private Limited em 2014 e atualmente é vice-presidente do escritório de São Paulo. Antes da GIC, trabalhou em Private Equity no Axxon Group e em consultoria de gestão na McKinsey & Company. Possui bacharel em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de março de 2017. |
||||
Renato Padovese | Conselheiro | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Membro do Conselho da Associação Brasileira de Universidades Privadas – ANUP. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Alimentação pela Universidade de São Paulo – USP, MBA pela Business School São Paulo – BSP e certificado do Programa de gerenciamento geral da Harvard Business School em 2015 e exerce o cargo de Conselheiro da Companhia desde 05 de outubro de 2020. |
||||
Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva | Conselheiro Independente | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020. |
||||
Renato Russo | Conselheiro Independente | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018. |
||||
Rodrigo Capelato | Conselheiro Independente | 05/10/2020 | AGO de 2022 | |
Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020. |
||||
Diretoria
A Diretoria é composta por três membros, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional e por ele destituíveis a qualquer tempo, sendo um Diretor Presidente; um Diretor de Relações com Investidores e um Diretor Financeiro e Administrativo, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.
Nome | Cargo | Data da eleição | Mandato | |
---|---|---|---|---|
Hermes Ferreira Figueiredo | Diretor Presidente | 05/10/2020 | RCA de 2022 | |
Co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul em 1965 e da Universidade Cruzeiro do Sul em 1970, sendo o primeiro Reitor da instituição de 1993 a 1997, também fundou a Associação Santos Dumont de Educação e Cultura. É membro do Conselho de Administração das Entidades Mantenedora de Ensino Superior – ABMES e desde 2004 exerce o cargo de Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo – SEMESP. É licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo – USP e exerce o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2011. |
||||
Antônio Cavalcanti Júnior | Diretor Financeiro e Administrativo | 05/10/2020 | RCA de 2022 | |
Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008. |
||||
Fábio Ferreira Figueiredo | Diretor de Relações com Investidores | 05/10/2020 | RCA de 2022 | |
Fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e exerce o cargo de Diretor de Relação com Investidores, desde 02 de setembro de 2020. |
||||
Comitês de Apoio e Monitoramento
Comitê de Auditoria
Regimento Interno do Comitê de Auditoria
Nome | Cargo | Data da eleição | Mandato | |
---|---|---|---|---|
Renato Russo | Coordenador | 05/10/2020 | 2 anos | |
É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018. |
||||
Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva | Membro | 05/10/2020 | 2 anos | |
É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020. |
||||
Rodrigo Capelato | Membro | 05/10/2020 | 2 anos | |
Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020. |
||||
Comitê de Finanças
Regimento Interno do Comitê de Finanças
Nome | Cargo | Data da eleição | Mandato | |
---|---|---|---|---|
Antônio Cavalcanti Júnior | Coordenador | 05/10/2020 | 2 anos | |
Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008. |
||||
Fábio Ferreira Figueiredo | Membro | 05/10/2020 | 2 anos | |
Fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e exerce o cargo de Diretor de Relação com Investidores, desde 02 de setembro de 2020. |
||||
Vitor da Silva Alves | Membro | 05/10/2020 | 2 anos | |
Ingressou na GIC Private Limited em 2014 e atualmente é vice-presidente do escritório de São Paulo. Antes da GIC, trabalhou em Private Equity no Axxon Group e em consultoria de gestão na McKinsey & Company. Possui bacharel em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de março de 2017. |
||||