Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho Administrativo

O Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional é composto por nove membros efetivos, acionistas ou não, todos eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. No mínimo dois, ou 20% dos seus membros, o que for maior, deve ser composto por conselheiros independentes, os quais deverão ser caracterizados nos critérios e requisitos estabelecidos pelo Regulamento do Novo Mercado. O prazo do mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Wolfgang Stephan Schwerdtle Presidente 05/10/2020 AGO de 2022

Diretor Geral do Escritório no Brasil do GIC Private Limited, onde iniciou sua trajetória em 2009. É conselheiro da Rede D’Or São Luiz SA e Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. Anteriormente foi conselheiro da SOMOS Educação S.A. e Netshoes S.A. Graduado e pós-graduado em Economia pela University of Oxford, com MBA da University of Chicago e doutor em finanças pela European Business School. Wolfgang trabalhou na MidOcean Partners, na Madison Dearborn and no Goldman Sachs. É Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020, tendo sido eleito pelo acionista Archy LLC, detido pelo GIC Private Limited.

Fábio Ferreira Figueiredo Conselheiro 13/07/2021 AGO de 2022

Fabio possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Anteriormente exerceu cargo de Diretor Co-Presidente, Diretor de Relação com Investidores e Planejamento Estratégico da companhia. Ele foi também fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

Fernando Padovese Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Empresário do ramo do varejo desde 2001, foi auditor na PricewaterhouseCoopers Brasil (1990-1993), funcionário público no Banco do Brasil (1994-1995) e Gerente Administrativo da Companhia de 1996-2000. Formou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC e em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul, sendo pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade Trevisan. É membro do Conselho de Administração da Companhia, desde 30 de novembro de 2011.

Débora Ferreira Figueiredo Conselheira 05/10/2020 AGO de 2022

Sócia fundadora da Folks Netnográfica, empresa criada em 2010 e pioneira no Brasil no uso de netnografia e big data digital aplicadas à pesquisa de mercado. Atuou em grandes empresas como Johnson & Johnson, Taiff e na agência Lew Lara TBWA. Como empreendedora, foi também co-fundadora da Cervejaria Baden. Débora é graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, pós-graduada em Marketing pela Harvard University, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia do Consumo pela PUC-SP e Kellogg School of Management. Também possui especialização em Digital Marketing Strategy pela Harvard University. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 01 de fevereiro de 2012.

Gustavo Cellet Marques Conselheiro 14/07/2021 AGO de 2022

Ingressou na GIC Private Limited em 2020 e atualmente é assistente vice-presidente no escritório de São Paulo. Anteriormente trabalhou na Principia Capital Partners e na Victoria Capital Partners e foi conselheiro da Elemidia Consultoria e Serviços de Marketing S.A. É graduado em Engenharia Civil-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Finanças da Companhia, desde 14 de julho de 2021.

Renato Padovese Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Padovese possui doutorado e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo – USP, MBA pela Business School São Paulo – BSP e certificado do Programa de Gerenciamento Geral da Harvard Business School – GMP. Padovese é membro do Conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior –ABMES. Anteriormente, ele foi Diretor Co-Presidente e também Diretor Acadêmico da Cruzeiro do Sul Educacional.

Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Renato Russo Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018.

Rodrigo Capelato Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Diretoria

A Diretoria é composta por até quatro membros, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional e por ele destituíveis a qualquer tempo, sendo até dois Diretores Presidentes; um Diretor de Relações com Investidores e um Diretor Financeiro e Administrativo, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Fábio Fossen Diretor Presidente 04/08/2021 RCA de 2022

Fabio Fossen passou seus últimos 7 anos como Diretor Presidente da Bridgestone no Brasil e América do Sul e foi responsável por conduzir o processo de transformação e turnaround das operações. Anteriormente, foi Diretor Executivo na Coca Cola Femsa responsável pelas frentes de planejamento estratégico e novos negócios para o Mercosul, além de M&A. Atuou também na Booz&Co, Ambev e Sachs. O Sr. Fabio é engenheiro mecânico graduado pela POLI-USP e possui MBA pela Stephen M. Ross School of Business – University of Michigan.

Antônio Cavalcanti Júnior Diretor Financeiro e Administrativo 05/10/2020 RCA de 2022

Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008.

Luís Felipe Bresaola Diretor de Relações com Investidores 15/04/2021 RCA de 2022

Atual Diretor de Relações com Investidores, Bresaola é graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP e Contabilidade pela UAM e fez parte do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PLD) da Harvard Business School. Bresaola foi Diretor de Relações com Investidores e Diretor de Planejamento Estratégico e M&A na International Meal Company, depois de ser Diretor de Relações com Investidores na Via Varejo. Bresaola desenvolveu sua carreira no mercado financeiro como analista sell side no Citi cobrindo Varejo LatAm, no Deutsche Bank como analista dos setores de Educação, Saúde e Celulose, e no Banco Espírito Santo Securities como analista dos setores de Educação e Saúde.

Comitês de Apoio e Monitoramento

Comitê de Auditoria

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Renato Russo Coordenador 05/10/2020 2 anos

É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018.

Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva Membro 05/10/2020 2 anos

É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Rodrigo Capelato Membro 05/10/2020 2 anos

Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Comitê de Finanças

Regimento Interno do Comitê de Finanças

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Antônio Cavalcanti Júnior Coordenador 05/10/2020 2 anos

Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008.

Fábio Ferreira Figueiredo Membro 05/10/2020 2 anos

Fabio possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Anteriormente exerceu cargo de Diretor Co-Presidente, Diretor de Relação com Investidores e Planejamento Estratégico da companhia. Ele foi também fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

Gustavo Cellet Marques Membro 14/07/2021 2 anos

Ingressou na GIC Private Limited em 2020 e atualmente é assistente vice-presidente no escritório de São Paulo. Anteriormente trabalhou na Principia Capital Partners e na Victoria Capital Partners e foi conselheiro da Elemidia Consultoria e Serviços de Marketing S.A. É graduado em Engenharia Civil-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Finanças da Companhia, desde 14 de julho de 2021.