Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho Administrativo

O Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional é composto por nove membros efetivos, acionistas ou não, todos eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. No mínimo dois, ou 20% dos seus membros, o que for maior, deve ser composto por conselheiros independentes, os quais deverão ser caracterizados nos critérios e requisitos estabelecidos pelo Regulamento do Novo Mercado. O prazo do mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Wolfgang Stephan Schwerdtle Presidente 05/10/2020 AGO de 2022

Diretor Geral do Escritório no Brasil do GIC Private Limited, onde iniciou sua trajetória em 2009. É conselheiro da Rede D’Or São Luiz SA e Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. Anteriormente foi conselheiro da SOMOS Educação S.A. e Netshoes S.A. Graduado e pós-graduado em Economia pela University of Oxford, com MBA da University of Chicago e doutor em finanças pela European Business School. Wolfgang” trabalhou na MidOcean Partners, na Madison Dearborn and no Goldman Sachs. É Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020, tendo sido eleito pelo acionista Archy LLC, detido pelo GIC Private Limited.

Hermes Ferreira Figueiredo Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul em 1965 e da Universidade Cruzeiro do Sul em 1970, sendo o primeiro Reitor da instituição de 1993 a 1997, também fundou a Associação Santos Dumont de Educação e Cultura. É membro do Conselho de Administração das Entidades Mantenedora de Ensino Superior – ABMES e desde 2004 exerce o cargo de Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo – SEMESP. É licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo – USP e exerce o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2011.

Fernando Padovese Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Empresário do ramo do varejo desde 2001, foi auditor na PricewaterhouseCoopers Brasil (1990-1993), funcionário público no Banco do Brasil (1994-1995) e Gerente Administrativo da Companhia de 1996-2000. Formou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC e em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul, sendo pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade Trevisan. É membro do Conselho de Administração da Companhia, desde 30 de novembro de 2011.

Débora Ferreira Figueiredo Conselheira 05/10/2020 AGO de 2022

Sócia fundadora da Folks Netnográfica, empresa criada em 2010 e pioneira no Brasil no uso de netnografia e big data digital aplicadas à pesquisa de mercado. Atuou em grandes empresas como Johnson & Johnson, Taiff e na agência Lew Lara TBWA. Como empreendedora, foi também co-fundadora da Cervejaria Baden. Débora é graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, pós-graduada em Marketing pela Harvard University, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia do Consumo pela PUC-SP e Kellogg School of Management. Também possui especialização em Digital Marketing Strategy pela Harvard University. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 01 de fevereiro de 2012.

Vitor da Silva Alves Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Ingressou na GIC Private Limited em 2014 e atualmente é vice-presidente do escritório de São Paulo. Antes da GIC, trabalhou em Private Equity no Axxon Group e em consultoria de gestão na McKinsey & Company. Possui bacharel em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de março de 2017.

Renato Padovese Conselheiro 05/10/2020 AGO de 2022

Membro do Conselho da Associação Brasileira de Universidades Privadas – ANUP. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Alimentação pela Universidade de São Paulo – USP, MBA pela Business School São Paulo – BSP e certificado do Programa de gerenciamento geral da Harvard Business School em 2015 e exerce o cargo de Conselheiro da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Renato Russo Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018.

Rodrigo Capelato Conselheiro Independente 05/10/2020 AGO de 2022

Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Diretoria

A Diretoria é composta por três membros, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração da Cruzeiro do Sul Educacional e por ele destituíveis a qualquer tempo, sendo um Diretor Presidente; um Diretor de Relações com Investidores e um Diretor Financeiro e Administrativo, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Hermes Ferreira Figueiredo Diretor Presidente 05/10/2020 RCA de 2022

Co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul em 1965 e da Universidade Cruzeiro do Sul em 1970, sendo o primeiro Reitor da instituição de 1993 a 1997, também fundou a Associação Santos Dumont de Educação e Cultura. É membro do Conselho de Administração das Entidades Mantenedora de Ensino Superior – ABMES e desde 2004 exerce o cargo de Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo – SEMESP. É licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo – USP e exerce o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2011.

Antônio Cavalcanti Júnior Diretor Financeiro e Administrativo 05/10/2020 RCA de 2022

Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008.

Fábio Ferreira Figueiredo Diretor de Relações com Investidores 05/10/2020 RCA de 2022

Fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e exerce o cargo de Diretor de Relação com Investidores, desde 02 de setembro de 2020.

Comitês de Apoio e Monitoramento

Comitê de Auditoria

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Renato Russo Coordenador 05/10/2020 2 anos

É membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2014, coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco e membro do Comitê de Investimento. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de Diretor Geral da Sul América Investimentos e a de Vice-Presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. Possui ampla experiência nos mercados financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. É certificado pelo Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e certificação de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2017), além de realizar palestras sobre política nas organizações, sua área de especialização acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985) é mestre em Administração de Empresas com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010) é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 02 de agosto de 2018.

Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva Membro 05/10/2020 2 anos

É CEO e sócio da AUMA Café Armazéns Gerais. Foi CEO da AUMA Holding – Industria e Negócios e do O Estado de São Paulo Mídia (1994-2011), Diretor Geral da Confederação Nacional da Industria/SP, Diretor Geral do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/SP e Diretor Adjunto ICC Brasil – International Chamber of Commerce (2011-2019). Possui ampla experiência como membro do Conselho de Administração de grandes empresas, sendo membro do Conselho Terrena Agronegócios Ltda. desde 2004, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL – Departamento Nacional (2017-2019) e da ABL – Associação Brasileira de Listas e Guias (2016-2010). Possui MBA Executivo, pela Business School São Paulo – BSP, formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, certificação pelo Programa FGV CEO pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Gestão Estratégica pelo INSEAD Fontainebleau – França e em Estratégias para Inovação pela Wharton University. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Rodrigo Capelato Membro 05/10/2020 2 anos

Diretor Executivo do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, desde 2004, membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior – CC PARES do Ministério da Educação e do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES do Ministério da Educação, professor universitário e palestrante nas áreas de políticas públicas, tendências, gestão e avaliação para educação superior. Foi Conselheiro Independente do Grupo Educacional Opet (2017-2019) e Assessor Econômico da ABRACAF – Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (1999-2000). É graduado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP e doutor em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, além de especialização em Administração da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo – FIA/USP. É conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 05 de outubro de 2020.

Comitê de Finanças

Regimento Interno do Comitê de Finanças

Nome Cargo Data da eleição Mandato
Antônio Cavalcanti Júnior Coordenador 05/10/2020 2 anos

Ex-controller da Accor por 8 anos, gerente administrativo da Renault Brasil por 2 anos, executivo do Grupo Folha por 8 anos e CFO da Farmasa por 3 anos. Possui um programa geral de administração na Harvard Business School, doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, bacharelado em Economia, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em finanças pelo INSPER, com cursos de extensão em controle e engenharia financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e exerce o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo da Companhia desde 21 de julho de 2008.

Fábio Ferreira Figueiredo Membro 05/10/2020 2 anos

Fundador e vice-presidente (1998/99) da CNU (Universidade de São Paulo Chanel) e membro do conselho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Administração de Empresas e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e exerce o cargo de Diretor de Relação com Investidores, desde 02 de setembro de 2020.

Vitor da Silva Alves Membro 05/10/2020 2 anos

Ingressou na GIC Private Limited em 2014 e atualmente é vice-presidente do escritório de São Paulo. Antes da GIC, trabalhou em Private Equity no Axxon Group e em consultoria de gestão na McKinsey & Company. Possui bacharel em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de março de 2017.